Gerdau lança casa construída a partir de coprodutos da mineração

Desenvolvida em parceria com o centro de pesquisas da UFMG, construção integrará os equipamentos de educação ambiental do Programa Gerdau Germinar

Ouro Branco, 15 de outubro de 2019 - Nesta terça-feira (15), a Gerdau lança em Ouro Branco, Minas Gerais, a primeira casa construída a partir de coprodutos da sua operação de mineração. Batizada de “Casa Sustentável”, a construção integrará os equipamentos de educação ambiental do Programa Gerdau Germinar, apresentando ao público novos conceitos de sustentabilidade aplicados à atividade minerária e ao conceito de economia circular na habitação – um dos novos territórios de investimento social da Gerdau.

A tecnologia pioneira, desenvolvida em parceria da Gerdau com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) viabilizou a produção de blocos, argamassa e piso drenante, entre outros produtos de construção com rejeitos de minério de ferro, uma solução que pode transformar a gestão de resíduos da mineração no futuro. “Essa tecnologia oferece novas alternativas que ajudarão a tornar mais sustentável a atividade minerária. O reaproveitamento dos coprodutos, oriundos do beneficiamento do minério de ferro, está alinhado ao futuro da atividade no país, pois contribui para a diminuição da demanda por barragens e a criação de novas fontes de geração de renda para as empresas e as comunidades”, acredita o cientista.

Ao todo, cerca de 30 pessoas se dedicaram ao desenvolvimento da tecnologia e execução da obra. A casa de 48 m² e sete cômodos, seguiu os pré-requisitos do programa Federal Minha Casa Minha Vida, e é fruto de um projeto do premiado arquiteto Gustavo Penna, que buscou alternativas para combinar design e o melhor aproveitamento dos recursos naturais. “Esse projeto é feito de matéria e espírito. A possibilidade de dar novos significados, ecologicamente adequados, para os coprodutos inutilizados da mineração é o que tornam essa Casa tão singular. Ela é exemplo, ao mesmo tempo simples e potente, de um planejamento coordenado, que integra conhecimento atual de tecnologia sustentável, processos construtivos eficientes e uma arquitetura que otimiza o aproveitamento dos recursos naturais, gerando economia”, revela o arquiteto. Além disto, a Casa conta com sistemas ecologicamente corretos e que já estão acessíveis ao mercado, como aquecimento solar, a geração de energia, biodigestores, tanques de compostagem e captação de água pluvial.

Para Wendel Gomes, Diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, a Casa Sustentável representa um avanço importante para os desafios da mineração no Brasil e no mundo. “A mineração é um setor importante para a economia nacional e a base de muitos produtos que estão presentes em nosso cotidiano. Por isso, nós desenvolvemos a atividade de forma responsável, buscando constantemente soluções que tornem sua gestão inteligente e sustentável. Essa iniciativa, ainda em modelo experimental, é a prova de que com investimento e tecnologia é possível transformar o que era desafio para o setor em novas oportunidades para as empresas e para a comunidade de uma forma geral”, avalia.

Educação ambiental

A partir de novembro, estudantes e pesquisadores poderão visitar a Casa Sustentável no Biocentro do Gerdau Germinar. O espaço será utilizado em abordagens de educação ambiental do programa, com o objetivo de apresentar na prática a relevância da mineração para o mundo contemporâneo e diversas tecnologias que podem ser adotadas em nossas casas, de forma as deixá-las mais sustentáveis. “Para nós, é uma alegria muito grande poder receber essa Casa Sustentável e torná-la um equipamento de educação ambiental. As pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre a importância da mineração em nosso dia-a-dia e suas alternativas de gestão sustentável de resíduos. Abriremos as portas de uma nova experiência para eles, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes a respeito de seu papel no mundo”, revela Fernanda Montebrune, analista de desenvolvimento ambiental do Gerdau Germinar.

Com o objetivo de tornar a Casa Sustentável mais acessível, foi criada uma versão de realidade aumentada, com a qual os visitantes poderão interagir e aprender mais sobre os processos de construção.

A visitação ao Gerdau Germinar tem finalidade educacional e é aberta às escolas e aos pesquisadores de todo o país. Os interessados em conhecer o espaço podem entrar em contato pelo e-mail fernanda.souza@gerdau.com.br ou perlo telefone (31) 3749-5800.